19
de abril de 2004
MANHÃ
9h30
- Ivete Cardoso Roldão e Rogério Eduardo R. Bazi
Espelho
Urbano: a experiência
na área de TJ na PUC-Campinas
O trabalho
mostra a experiência na área de telejornalismo através
da produção pelos alunos das Disciplinas Jornalismo
Aplicado I e II , sexto e sétimo períodos matutino
e noturno de forma integrada com os alunos da disciplina Telejornalismo,
terceiro e quarto semestres, do programa ESPELHO URBANO. O Espelho
vai ao ar na TV Universitária de Campinas - canal 10, a cabo,
NET é exibido desde o ano 2000 e a partir de 2004 passa a
ter periodicidade semanal. É composto de entrevistas e reportagens
voltadas para a cidadania.
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9h45
- Célia Maria Ladeira Mota
Como
o Telejornalismo
constrói significados sobre o Brasil
A partir
da perspectiva dos Estudos Culturais da Comunicação,
o trabalho tem por objetivo examinar as representações
da nossa realidade no telejornalismo diário da TV-Globo,
mais exatamente no Jornal Nacional, tomando por princípio
a idéia de que uma nação não é
apenas uma entidade política mas algo que produz sentidos,
que constrói significados sobre o que é ser brasileiro,
sobre o que é o Brasil. Ou seja, a nação é
um sistema de representação cultural, segundo Stuart
Hall. Da mesma forma, o telejornalismo é um outro sistema
de representação cultural que interage com as práticas
do sistema maior da nação.
Com
base nestes princípios, o trabalho examina como o telejornalismo
contribui, dentro de uma perspectiva discursiva que une texto e
imagem, para uma certa representação do país
em que vivemos. O objetivo do trabalho é o de refletir sobre
o modo como as notícias constróem a idéia de
nação como uma comunidade simbólica que gera
identidade e lealdade. Além disso, examinamos também
como texto e imagem interagem nesta construção do
real.
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10h00
- Luís Fernando Rabello
Borges
A
Relação entre Som e Imagem no TJ:
uma experiência didática
O presente
trabalho diz respeito à Oficina de Vídeo por mim desenvolvida
na Semana da Comunicação da FACVEST, em Lages/SC,
em 25/10/2002. A Oficina contemplou a relação entre
som e imagem no telejornalismo, com base em um estudo apresentado
no IV Encontro de Comunicação e Educação,
realizado na UEPG, em Ponta Grossa/PR, em agosto do mesmo ano, sobre
a relação entre som e imagem no Telecurso 2000. Na
Oficina aqui em questão, foi feita uma transposição
desse estudo para o telejornalismo. Iniciei a Oficina com uma atividade
prática, que consistiu em entregar, a cada aluno, uma folha
de papel com a transcrição do texto falado de uma
reportagem telejornalística, para que eles idealizassem e
descrevessem as imagens correspondentes, não importando a
quantidade. Meia hora depois, mostrei aos alunos a reportagem original.
A total discrepância entre as imagens por eles vislumbradas
e as imagens "verdadeiras" foi o mote para a questão
central da Oficina: a relação entre som e imagem praticamente
não é explorada nos telejornais. Isso posto, aí
sim parti para um maior detalhamento da reportagem telejornalística
e seus elementos - mas aí esse conteúdo já
estava permeado por uma visão crítica com relação
às práticas jornalísticas.
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10h15
- Beatriz Becker
(Estudantes: Diego Rebouças e Marcos Oliveira)
No
Ar: o TJ UFRJ
O TJ.UFRJ,
www.tj.ufrj.br, é um projeto, em funcionamento, de um site
de produção de conteúdo jornalístico
e informativo veiculado na Internet. Trata-se de um dos primeiros
telejornais universitários veiculados na Internet. Aposta
na plena utilização de toda a capacidade de comunicação
e interatividade da grande rede e se propõe a explorar o
conceito de convergência de mídias, buscando utilizar,
adequar e aprimorar diferentes linguagens e tecnologias na sua produção.
A proposta do TJ.UFRJ é funcionar como um laboratório
para os alunos do Curso de Jornalismo da UFRJ, buscando colocá-los
em contato com a prática, as novas tecnologias de comunicação,
as questões e os desafios atuais da formação
e da prática jornalísticas.
O TJ.UFRJ,
por estar disponível na rede para quem quiser acessá-lo,
também tem a preocupação de oferecer, da melhor
maneira possível, visibilidade aos acontecimentos da UFRJ
e servir como memória digital da Universidade. Pretende firmar-se
como uma mídia dentro da UFRJ, que valorize e exponha a produção
acadêmica da Escola de Comunicação e de outras
unidades. Para isso, o projeto almeja não só expor
e divulgar o material produzido pelos alunos que dele participam,
mas também abrir espaço exclusivamente dedicado à
Pesquisa. Ali estão disponíveis, de modo permanente,
textos de Professores da Universidade para serem consultados como
referência bibliográfica e entrevistas de caráter
mais teórico, que podem ser consultadas a qualquer momento.
Já
foi possível levar o Projeto a uma indicação
do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação,
oferecido anualmente pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação. O projeto ainda
tem um grande potencial multidisciplinar, uma vez que congrega em
torno de um objetivo comum alunos de períodos diversos da
Escola de Comunicação. No entanto, a multidisciplinaridade
do TJ.UFRJ poderá ser ampliada, caso possa contar com uma
infra-estrutura maior, especialmente através da consolidação
da parceria com a Central de Produção Multimídia
da ECO e com recursos financeiros fundamentais para a compra de
materiais permanente e de consumo. Desse modo, temos certeza, O
TJ UFRJ continuará servindo não apenas aos interesses
do público universitário, mas de toda a comunidade
interessada no conteúdo jornalístico e informativo
de sua produção, seja em texto e/ou em vídeo
e/ou em áudio. Para a equipe do TJ.UFRJ, fazer boa comunicação
significa aliar o que a tradição consagrou como eficiente
a uma constante inovação e experimentação.
É com esse lema que cada parte do site é desenvolvida,
levando em conta as potencialidades dos recursos sonoros, visuais
e textuais. O conteúdo é constantemente posto à
prova e o modo como ele será veiculado é sempre questionado.
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11h00
- Suyanne Tolentino
Núcleo
Antena: produção audiovisual c/ ênfase TJ
O Núcleo
Antena pertence a Central Integrada de Comunicação
do Curso de Comunicação Social da PUCPR. Atua como
pólo de desenvolvimento e prática na criação,
produção e execução de projetos jornalísticos
livres. A integração com o corpo docente, mercado
e comunidade propiciam aos alunos estarem mais próximos da
realidade profissional.O principal objetivo do Núcleo é
a realização de programas de vídeo solicitados
por clientes reais para integrar o aluno a prática e ao mercado
de trabalho.
Através
do Núcleo que funciona como uma Agência de Telejornalismo
Experimental o aluno vai poder colocar em prática a teoria
que aprende em sala de aula. O aluno tem a oportunidade de passar
por diversos setores de uma emissora de tv, compreendendo melhor
cada parte do processo para elaboração de um programa
ou telejornal.
Durante
o ano de 2003 forma desenvolvidos cerca de 8 vídeos Institucionais
e 8 pequenas reportagens de 1min e 30,para a TV Lúmem Canal
Futura no Paraná. Nestes "programetes" os futuros
jornalistas mostram aos telespectadores como fazer os mais variados
tipos de produtos como guitarras, velas, etc. O objetivo do Arte
de Fazer é mostrar às pessoas, de forma simples, rápida
e agradável, esse processo de fabricação. Com
uma linguagem clara, o telespectador é convidado a ver "como
se faz".
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11h15
- Paulo Ernesto Saraiva Serpa
Projeto
Experimental TJ:
a exp. com documentários sobre o Rio Cocó
Atualmente,
o mercado midiático, vivenciando a transição
tecnológica, exige do profissional uma atuação
polivalente e especializada. Nesse sentido, o Curso de Jornalismo
da Universidade de Fortaleza - UNIFOR foi estruturado para possibilitar
ao aluno o domínio de habilidades gerais do profissional
de Comunicação e específicas do Jornalismo.
Os conceitos trabalhados na habilitação são
postos em prática no Projeto Experimental, em que são
desenvolvidas atividades específicas da profissão,
em que descobrem seus talentos e habilidades de liderança
e tomada de decisão. Na disciplina Projeto Experimental em
Telejornalismo, os alunos definem a pauta, fazem a realização,
decupagem, edição de imagens, edição
de texto e sonorização. No semestre 2003.2, foi realizada
a produção de vídeos documentários sobre
o Rio Cocó (numa extensão de 47 km, desde sua nascente,
já poluída, em Pacatuba, até sua foz, em Fortaleza);
e a Organização Não-Governamental Encine, que
atua na área de capacitação profissionalizante
em TV, teatro e animação, para estudantes da escola
pública do ensino médio. Os alunos sentiram-se desafiados
pelo uso de equipamentos de gerações diferentes, instalados
nos laboratórios de telejornalismo da UNIFOR (stúdios,
ilhas de edição linear e não-linear, câmaras
digitais e camcord, e teleprompter).
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11h30
- Marcelo Barbalho
Foto-entrevista:
um estudo sobre
Novas Tecnologias e Fotografia
O trabalho
proposto visa discutir o impacto das novas tecnologias no fotojornalismo
a partir de uma série de entrevistas realizadas por estudantes
da Universidade de Fortaleza (Unifor) com fotógrafos que
atuam ou atuaram em algum momento de suas carreiras como repórteres-fotográficos.
Através do acervo de vinte entrevistas realizadas nos últimos
dois anos pelos alunos da disciplina de Fotojornalismo, acredito
ser possível traçar um panorama do atual momento de
transição em que vive a fotografia jornalística
brasileira. Fotógrafos experientes e conceituados analisam
através de entrevistas por e-mail ou por telefone (gravadas
no estúdio de rádio da Unifor) o caminho sem volta
que representa a fotografa digital no jornalismo. Apontam vantagens
inquestionáveis oferecidas por esse novo meio de captação
de imagem, mas também alertam sobre os riscos da manipulação
profunda - e na maioria das vezes imperceptível - a que a
fotografia está sujeita nos dias de hoje, graças principalmente
a programas de tratamento de imagem como o photoshop. Entre os entrevistados
pelos estudantes estão nomes de peso do fotojornalismo brasileiro,
como Hélio Campos Mello (atual diretor de redação
da IstoÉ), João Bittar (ex-editor de fotografia da
Folha de S. Paulo), Luis Humberto (ex-Veja e professor-pesquisador
da Universidade de Brasília) e Juca Martins (co-fundador
da F-4, agência de fotografia pioneira no país).
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11h45
- Wagner Ivan
Cobertura
Inauguração TV FEEVALE:
uma atividade de ensino
Estabelecer uma
TV Universitária pressupõe pensar uma programação
especial, com características peculiares, distintas daquelas
que se verificam nas emissoras comerciais. Sua finalidade básica
é produzir e transmitir programas educativos, informativos,
científicos, culturais, esportivos e de serviços,
que promovam a difusão de conhecimento e o desenvolvimento
social.
Com base nessa premissa, dia
17 de outubro de 2002 foi inaugurada a TV Feevale.
Seguindo os princípios
da Instituição - da indissociabilidade do ensino,
pesquisa e extensão - a programação inicial
teve como foco três âmbitos:
1. Âmbito Midiático
2. Âmbito Universitário
3. Âmbito Comunitário
Realizada
com a efetiva participação de alunos estagiários
e voluntários, que respondem pela elaboração
de pauta, reportagem, edição e apresentação
dos programas, a TV Feevale possui quatro programas regulares semanais,
de caráter jornalístico, além de programas
especiais, institucionais,
publicitários e cobertura de eventos ao vivo.
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12h00
- Letícia Afonso Rosa Garcia
O
processo de construção da mensagem telejornalística
em sala de aula:
palavra,som e imagem
Ver
no televisor a reprodução da realidade distante, que
não foi possível vivenciar in loco faz da televisão
no Brasil o meio de informação mais utilizado pela
população. Segundo dados do IBGE do ano de 2000, 87%
dos lares brasileiros de norte a sul do Brasil possuem televisores.
Em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a televisão
brasileira, não existiam aparelhos-receptores no país.
Assis Chateaubriand importou 200 televisores especialmente para
a inauguração da TV brasileira. Atualmente, segundo
dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos
Eletrodomésticos (Eletros), existem cerca de 80 milhões
de televisores no Brasil. Esses números mostram o crescimento
e a consolidação da televisão como um meio
de comunicação, que se diferencia dos demais por reproduzir
a realidade através da imagem. A imagem em movimento é
a base das formas de expressão mais abrangentes dos dias
atuais. Na televisão, três linguagens se fundem na
produção de uma única mensagem: a linguagem
verbal, a linguagem visual e a linguagem sonora. Neste artigo, propomo-nos
a investigar o processo de construção da mensagem
telejornalística, que tem seduzido a população
brasileira ao longo dos 53 anos da sua existência e ainda
entender como se dá o processo ensino- aprendizagem do telejornalismo
entre os acadêmicos do curso de Jornalismo da Unipar - Cascavel.
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TARDE
14h30
- Juliano Maurício (estudante: Carolina Yada)
Página
Aberta: uma experiência de
práxis que medeia o ensino e a extensão
A Página
Aberta é uma revista laboratorial produzida para o suporte
on-line e elaborada na disciplina Jornalismo Aplicado no 6°
semestre do curso de Jornalismo da PUC-Campinas. A publicação
é gestada por alunos, sob orientação docente,
e visa levar à comunidade (alunos, professores e funcionários)
das faculdades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações
Públicas, Turismo, Artes Visuais e Letras, do Centro de Linguagem
e Comunicação, informações sobre assuntos
estudantis, cultura, lazer, comportamento, além da repercussão
dos temas de interesse profissional do público-alvo. Em seis
meses de produção, o desafio do processo de realização
da revista foi conciliar a participação de aproximadamente
60 alunos, sub-divididos em equipes, para a elaboração
do design, conteúdo, arquitetura da informação,
com a dinâmica redacional produzida nas relações
do mercado de trabalho. O projeto revestiu-se de características
intrínsecas da prática extensional na Universidade,
gerando apontamentos acerca da convivência curricular de práticas
laboratoriais, e sua intersecção com o mercado e a
sociedade. A experiência evidenciou a importância do
domínio de aportes técnicos da mídia Internet,
articulado a novos processos de trabalho e à redefinição
de estruturas editoriais, como necessária à formação
do profissional do jornalismo.
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14h45
- Ruben Dargã Holdorf
Canal
da Imprensa: espaço
reflexivo da agência de jornalismo
A parceria
desenvolvida entre alunos e professor no curso de jornalismo do
UNASP originou uma agência de notícias on line em 2000.
O projeto da Agência Brasileira de Jornalismo - ABRAJOR -
reforça o aprendizado prático dos futuros profissionais
de imprensa. Deste modo pretende-se aprefeiçoar a qualidade
editorial e de produção dps alunos, preparando-os
para atiuar no mercado. Destaca-se um dos ambientes de trabalho
a revista CANAL DA IMPRENSA -
www.canaldaimprensa.com.br . Ela tem sido o carro-chefe da Agência
desde agosto de 2002.
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15h00
- Amarildo Augusto
Diário
do Campus:
jornal on line do Curso CS da UNASP
Criado
há quatro anos, então com o nome de Unaspress, o Diário
do Campus é um jornal on line mantido pelos alunos de primeiro
e segundo anos da habilitação de Jornalismo do Curso
de Comunicação Social do Centro Universitário
Adventista, Unasp, Campus Engenheiro Coelho. Mais que um laboratório,
o projeto permite aos alunos a convivência em um ambiente
muito similar ao de uma redação jornalística.
Já a partir do segundo semestre do curso, eles passam a conviver
com a preparação da notícia, desde a etapa
da elaboração das pautas, passando pela checagem da
informação in loco, a entrevista com as fontes correspondentes
e a redação final. Os fatos noticiados são
todos aqueles relacionados com o dia-a-dia do campus e de seus dez
cursos, além da rotina dos alunos externos e do internato,
e da comunidade de professores e funcionários. O material
produzido atende também a expectativa do público externo,
que tem interesse no cotidiano do Unasp. Serve ainda como base para
os alunos dos outros anos do curso, em disciplinas como Jornalismo
Empresarial, Radiojornalismo e Telejornalismo. Ou seja, o Diário
funciona como uma espécie de agência de notícias
interna do curso. O projeto funciona entre os meses de março
e junho e agosto a novembro. Faz parte ainda da Agência Brasileira
de Jornalismo (Abrajor), que abrange também o Canal da Imprensa,
veículo on line, na área de jornalismo opinativo.
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15h15
- Sílvio Saraiva Junior
Comparação
de Enunciados on line esportivos
Este
trabalho trata da análise comparativa de três diferentes
textos, provindos de diferentes endereços eletrônicos
(UOL Esporte - www.uol.com.br/esporte, Gazeta Esportiva -
www.gazetaesportiva.net e a Página Oficial da equipe do São
Paulo Futebol Clube, www.spfc.com.br), sobre um mesmo fato noticioso,
um jogo amistoso entre o São Paulo Futebol Clube e o Bolton
Wanderes, da Inglaterra.
A análise
proposta neste trabalho segue a linha da análise do discurso,
mais precisamente a das teorias enunciativas, onde serão
vistas as marcas textuais que nos apresentam as diversas maneiras
de se elaborar um texto escrito sob o suporte eletrônico on-line
sobre um fato exato, o resultado de um jogo de futebol e seus desdobramentos,
avaliando as doses de objetividade e subjetividade empregadas em
cada notícia estudada, bem como os interesses dos meios e
suas identidades editoriais que são revelados através
do emprego da língua em sua atualização textual.
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15h30
- Edson Spenhof
A
experiência laboratorial na
Rádio Universitária de Goiânia
Cobertura
ao vivo das últimas três eleições; participação
em várias coberturas da reunião anual da SBPC; transmissão
das finais do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil; noticiário
diário de segunda à sexta-feira; entrevistas, debates
e aprofundamento dos temas em revista semanal; programas diários
de entretenimento e sobre todos os gêneros musicais; programas
semanais e quinzenais sobre rock, blues e bossa nova; serviço
e esporte diário e semanal; programa semanal para crianças
(o único de Goiás e um dos poucos do Brasil).
Esse
é um breve relato do que é levado ao público
dos 870 AM da Rádio Universitária da UFG por uma equipe
formada por dois professores e cerca de 70 alunos da Faculdade de
Comunicação e Biblioteconomia envolvidos permanentemente
(mais de 90 durante as eleições). Além de divulgar
essa experiência, pretendemos penetrar na discussão
sobre os enormes ganhos pedagógicos que ela gera ao propiciar
a vivência real da futura profissão, as vantagens e
desvantagens de ser histórica e hegemonicamente caracterizada
por atividades extracurriculares e sobre o fato de manter a relação
com o público, essencial para qualquer atividade laboratorial
de jornalismo.
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16h15
- Ilka Goldschmidt e Mariângela Torrescana
Rádio/TV
EFAPI:
a emoção que você ouve! A emoção
que você vê!
O projeto
"Rádio / TV EFAPI" constituiu-se em um verdadeiro
"laboratório jornalístico" ao assumir,
durante nove dias, a função de veículo oficial
da EFAPI 2003 - XIV Edição da Exposição
Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó,
considerada a maior expo-feira multisetorial do Estado de Santa
Catarina.
O projeto
nasceu da parceria entre a Universidade Comunitária Regional
de Chapecó e a Prefeitura, com o objetivo de oferecer um
espaço para a difusão do conhecimento e da informação,
oportunizando, aos acadêmicos, o desenvolvimento de atividades
práticas em um ambiente real de mercado, além de valorizar
e ampliar os diversos espaços culturais do município
e região, potencializar as ações da UNOCHAPECÓ
e de proporcionar momentos de entretenimento e lazer as mais de
400 mil pessoas que visitaram as instalações do Parque
Tancredo Neves, local do evento.
Com
uma programação diária de mais de 10 horas,
a Rádio/TV Efapi envolveu mais de 80 alunos sob a orientação
de dois professores da área de radiodifusão. Todas
as transmissões foram ao vivo, com boletins de diferentes
pontos do Parque, apresentando matérias previamente editadas,
entrevistas ao vivo, prestação de serviço e
entretenimento. A experiência oportunizou aos alunos obter
feedback imediato do público e a convivência com a
imprensa local
O trabalho
constituiu-se em uma vitrine para os futuros jornalístas,
bem como para o Curso de Jornalismo e a própria Instituição
de Ensino Superior, abrindo caminhos para outros projetos em parceria
com os mais diferentes setores da sociedade.
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16h30
- Gilda Soares
Rádio
Poste UVV
Desde que a Rádio
Poste UVV entrou no ar, em meados do segundo semestre de 2003, dois
fatores têm chamado a atenção dos professores
e alunos de Jornalismo da UVV: o entusiasmo e a troca de idéias
entre os alunos do curso. A procura pelos serviços prestados
pela emissora intra-muros da universidade, tem sido grande por parte
da comunidade universitária como um todo. O projeto, implantado
como forma de garantir uma produção laboratorial aos
alunos do 4º período de jornalismo, na disciplina de
Radiojornalismo, caiu no gosto de todos e hoje é apresentado
de segunda a sexta-feira, nos intervalos de aula dos turnos matutino,
vespertino e noturno do Centro Universitário Vila Velha,
com a colaboração dos alunos de outros períodos
do curso de jornalismo. Ao todo, são cinco programas semanais
de quinze minutos, com conteúdo diferente a cada dia.
Liberdade de expressão, humor, prestação de
serviço, informação e música têm
feito parte da programação da Rádio Poste UVV.
Mas essa produção laboratorial não tem como
objetivo apenas oportunizar aos alunos a prática mais efetiva
do jornalismo eletrônico, quer também criar um veículo
mais alternativo e criativo, que possibilite aos alunos experimentarem
uma linguagem nova no radiojornalismo. Acreditamos que dessa forma
eles terão uma experiência acadêmica mais rica,
a ponto de torná-los profissionais e sujeitos mais críticos,
um dos elementos fundamentais ao jornalista.
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16h45
- Rita de Cássia Romeiro
Paulino
Jornalismo
on line
Jornal
On Line: um case que relata o uso de sistemas de gestão de
gestão de conteúdo.
A facilidade de publicação de conteúdo na INTERNET
requer normalmente conhecimentos técnicos da linguagem HTML
ou de alguns programas especializados em construção
de sites. Nesta exposição o objetivo é mostrar
como aqueles sistemas podem facilitar e até simular uma redação
virtual e apresenta um case do jornal on line da Agência Junior
de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá.
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